sexta-feira, 29 de março de 2013

A Páscoa da Minha Infância:

Bateu em mim o salitre da saudade neste dia triste que me reporta à minha infância,fazendo-me lembrar
a azáfama da sexta feira santa,com toda a família a preparar a Santa Páscoa, como estou a rever com tanta 
mágoa o meu pai e a minha mãe e avó,todos envolvidos na festa da ressurreição do Senhor Jesus Cristo
na limpeza da casa e pátio,tinha que estar tudo num primor para no Domingo receber a Visita do Senhor
que era esperado com fervor,no Domingo de Páscoa da parte da tarde,tradição que ainda se mantém nas aldeias da Beira alta, é habito  em todas as casasmesmo nas mais pobres, por uma mesa muito bonita com toalhas de linho bordadas e de rendas, na mesa tinha que estar o queijo da serra, o presunto, chouriças e o folar, que e ainda hoje o rei na mesa, das gentes da minha terra, eu pessoalmente sou uma louca pelo seu sabor e aroma,pão de azeite e ovos,que comemos acompanhado de bom presunto chouriça ou nosso saboroso queijo da serra,  e as saudades que tenho das rumarias, que se faziam a seguir ao Domingo de Páscoa, minha querida Beira Alta tão cheia de tradições,que infelizmente já se começam perder, na quarta feira começavam as pessoas a organizar a disponibilidade do forno comunitário para começar a cozer os bolos da Páscoa, na quinta feira santa começavam a fazer o folar, para  mandarem para os familiares que estavam longe, e assim terem um bocadinho dos sabores e costumes da terra,e assar os cabritos,no forno, fazer o arroz de carqueja,com as miudezas do cabrito,muito delicioso este arroz de cabrito feito no forno de lenha,e
também a famosa bola de carne beirã, lembro com tanta nostalgia,apanha de flores campestres para enfeitar as jarras e as entradas das casas,na quaresma era tradição fazer uns jogos
que se chamavam as rezas,era muito interessante....não sei porque hoje estou assim! de nariz colado aos vidros da janela com os olhos postos num arvoredo que tenho à minha frente,a reviver esses tempos tão felizes da minha vida de menina d'áldeia, tenho tantas saudades de todos,da família e amigos,que se juntavam todos,para celebrar a Pascoa,e partilhar com alegria o folar,nós miúdos esperávamos com ansiedade o presente dos padrinhos,que consistia em dinheiro ou doces

estou tão triste hoje! nem com os meus filhos posso partilhar...Feliz Páscoa a Todos.Paz Amor.e Fraternidade..que estes dias nos façam meditar,e desejar um mundo melhor
ukymarques:
2013: 

Sem comentários:

Enviar um comentário