domingo, 29 de maio de 2011

Antes as Livrarias e bibliotecas 3o/5/2o11

ANTES AS LIVRARIAS E BIBLIOTÉCAS,TINHAM MAIS ENCANTO:
Quando eu estudava,as livrarias e bibliotecas tinham mais encanto.. eu costumava visitar uma biblioteca em especial! era a biblioteca de Belém.as livrarias e bibliotecas tinham um cheirinho muito especial,e as pessoas eram diferentes,respeitavam,esses lugares como se fossem santuários,as pessoas murmuravam em vez de falarem,ponham-se de cócoras para verem melhor os livros. Acariciavam-nos com carinho.íamos sempre um grupinho de cinco chegados ao nosso santuário cada um procurava a secção de que mais gostava! eu dirigia-me para a parte de história e pesquisa gostava muito de antropologia.Eu era muito curiosa tinha um grande puder de fixação aprendia rápido tinha avidez de saber,mas não era persistente quando tinha certos conhecimentos, o assunto deixava de me interessar andava numa busca constante,sempre tive curiosidade de saber, as origens do ser humano o seu habitat usos costumes, houve uma altura que quis ser jornalista desde muito cedo que frequentava certos meios literários.. os meus amigos eram muito mais velhos do que eu,tive o'prazer de privar com alguns nomes de escritores famosos, sempre murei na linha,dai a minha atracão pelo mar. estudava num externato particular. foi uma época linda! tínhamos uns rituais de amizade que levávamos muito a serio.Algés nessa altura era lugar Mágico: existiam uns cafés onde nos juntávamos para estudar com com um café passávamos ali a tarde a estudar e não só.havia Magia nesses cafés desses cafés apenas um está a funcionar, era o Cata-vento, o Caravela, o Cristal,e o outro era o Ribamar.Mas entusiasmei-me e fugi do tema,voltando às bibliotecas e à importância dos livros quando um amigo fazia anos oferecia-se um livro,quando se adivinhava um principio de um grande amor oferecia-se um livro,quando se queria conhecer alguém perguntava-se o que estava a ler?os livros tiveram um uma grande importância na minha vida!! nunca gostei dos chamados livros cor de rosa: passava noites inteiras a ler,também sou o contrario das outras pessoas começo sempre a ler um livro de trás para a frente.Quando tinha algum dinheiro  comprava livros! cujo tema não fosse muito  conhecido:que saudades das livrarias e bibliotecas de uns tempos atrás agora nota-se na maioria das pessoas um desabito da leitura,muito grande  venho de uma família em que os hábitos da leitura eram muito arreigados.Sou aldeã  já era crescida quando a eletricidade finalmente chegou à minha terra foi uma festa,parecia uma romaria até houve banda a tocar!! lia alumiada pela luz de um petromax, que  saudades desses tempos que parecem tão distantes... sempre acompanhada da presença da minha avó materna que me ensinava a ler,ler era o que ela mais gostava de fazer,hoje bateu-me o salitre da saudade,e nem eu sei  porque  me saiu este  (mal)escrito... peço desculpas aos  senhores poetas e poetizas...por este relembrar doutras eras sem computadores e Internet...
imagem google                                                             :UKY:MARQUES:

Sem comentários:

Enviar um comentário